Baleias-francas j· comeÁam a ser avistadas na regi„o de Jaguaruna

Chegou a hora de observar as baleias-francas no litoral de Santa Catarina. Todos os anos, de julho a novembro, os cet·ceos chegam ‡ ¡rea de ProteÁ„o Ambiental (APA) da Baleia Franca, que abrange nove municÌpios catarinenses, para a temporada de reproduÁ„o. Durante esse perÌodo È possÌvel fazer passeios de barco para chegar prÛximo ‡s m„es e aos filhotes que, curiosos, se aproximam das embarcaÁıes para checar os turistas.

Entre os meses de dezembro e abril as baleias-francas permanecem em ·guas prÛximas ‡ Ant·rtica onde se alimentam de pequenos crust·ceos, principalmente krill. Quando o inverno comeÁa a chegar, elas iniciam sua migraÁ„o para lugares mais quentes e rasos, onde dar„o a luz a filhotes longe dos predadores que espreitam em ·guas profundas. Em julho s„o avistadas as primeiras baleias que abrem a temporada de acasalamento e reproduÁ„o no litoral catarinense. A concentraÁ„o de francas chega ao seu ·pice entre meados de agosto e meados de setembro (a melhor Època para fazer os passeios). Em novembro as ˙ltimas baleias comeÁam a deixar as ·guas de Santa Catarina para buscar alimento em alto mar.
A melhor Època para observaÁ„o das baleias-francas È entre meados de agosto e meados de setembro - Foto: Jupiterimages/ Photos.com
Os passeios de observaÁ„o de baleias acontecem na APA da Baleia Franca e s„o regulamentados pelo Instituto Chico Mendes de ConservaÁ„o da Biodiversidade (ICMBio). Segundo Luciana Moreira, analista ambiental da APA da Baleia-Franca, a atividade n„o interfere no comportamento dos animais e ajuda a comunidade local. Os turistas ficam hospedados nas cidades prÛximas a APA e fazem girar a economia, beneficiando o comÈrcio.
As empresas Base Cangulo e Vida Sol e Mar organizam passeios para observar os cet·ceos emGaropaba e Imbituba. … recomend·vel confirmar a reserva, pois os passeios podem ser cancelados devido ‡s condiÁıes clim·ticas e da marÈ.